Webnário: Lamento e melancolia (Realiz. 17/04/19)

A melancolia descrita por Freud não é a mesma descrita desde de Hipócrates, e sim um caso particular das já estudas desde Hipócrates. Em que momento um tipo de humor se transformou em uma doença? Pode-se afirmar que a Melancolia é o mesmo que depressão? As pessoas ditas “melancólicas” são mais inteligentes?

 

Nesse webnário pretende-se fazer um percurso do tema de Hipócrates a Freud e depois traçar linhas de desenvolvimentos dentro da psicanálise em Klein e Bion. 

A obra freudiana depois de mais de 100 anos de psicanálise já consegue ser submetida ao exame epistemológico e histórico, não somente dos seus conceitos internos, mas também em relação aos pensamentos de outros psicanalistas e pensadores. Também já é possível uma aproximação sem fanatismos em função da distância histórica que naturalmente vai se impondo.

O objetivo dos encontros é tentar justamente uma aproximação dos textos freudianos destacando neles o que tem de singular em relação aos demais, e ao mesmo tempo tentar retirar as infinitas camadas de interpretações que foram se acumulando e que se justapõe aos seus textos, frutos de inúmeros comentadores e mesmo do próprio movimento psicanalítico. As vezes o que se diz hoje como sendo “freudiano” se encontra muito distante do que está nos seus textos, daí a necessidade de se evidenciar a sua singularidade dentro do pensamento psicanalítico de hoje. 

Todos os meses discutiremos uma obra específica do mestre, de acordo com o cronograma pré-fixado (geralmente na terceira quarta-feira do mês, sempre às 20hs).

Data/horário: 17/04/2019 - 20hs. Evento gratuito, aberto ao público em geral e realizado através de videoconferência.

Docente: Alexandre Esclapes - Psicanalista, professor, escritor e diretor da Escola Paulista de Psicanálise-EPP e do Instituto Melanie Klein-IMK. Autor do Livro: A pobreza do Analista e outros trabalhos 1997-2015 e também Organizador Anual da Coleção Transformações & Invariâncias. Atende em consultório particular: adultos e adolescentes (individual ou casais).

Assista agora o vídeo na íntegra:



- Não emitimos certificados para eventos on-line.
- Ao fazer sua inscrição, automaticamente você autoriza o cadastrado em nossa newsletter.