Curso Breve: A interpretação dos sonhos (REALIZ. 23/08/19)

Para alguns a “Interpretação dos sonhos” marca para muitos o início da psicanálise, pois é nela que Freud sistematiza sua visão do Inconsciente, bem como estabelece uma correlação entre o sonho e o sintoma. Nesse encontro vamos nos aprofundar nessa obra na companhia do psicanalista chileno Ignácio Matte-Blanco com seus estudos presentes na obra “Inconsciente como um conjunto infinito”. 


Nesse ano em nossos cursos breves na Livraria Martins Fontes Paulista, nos dedicaremos ao estudo sistemático da obra freudiana. Abordaremos desde suas origens na histeria até seus últimos desenvolvimentos nos anos de 1939. 
Um outro ponto de importância desse encontros será a tentativa de dar uma visão histórica e contemporânea para os temas levantados. A obra freudiana depois de mais de 100 anos de psicanálise já consegue ser submetida ao exame epistemológico e histórico, não somente dos seus conceitos internos, mas também em relação aos pensamentos de outros psicanalistas e pensadores. 

Também já é possível uma aproximação sem fanatismos em função da distância histórica que naturalmente vai se impondo.

O objetivo dos encontros é tentar justamente uma aproximação dos textos freudianos destacando neles o que tem de singular em relação aos demais, e ao mesmo tempo tentar retirar as infinitas camadas de interpretações que foram se acumulando e que se justapõe aos seus textos, frutos de inúmeros comentadores e mesmo do próprio movimento psicanalítico. As vezes o que se diz hoje como sendo “freudiano” se encontra muito distante do que está nos seus textos, daí a necessidade de se evidenciar a sua singularidade dentro do pensamento psicanalítico de hoje. 

Data/horário: 23/08/19 (sexta-feira) das 16hs. às 18hs. 

Local: Auditório da Livraria Martins Fontes Paulista - Av. Paulista, 509 (ao lado da estação Brigadeiro do Metrô).

Entrada Franca: aberto ao público em geral (não há necessidade de inscrição prévia) e emissão de certificados mediante a solicitação (enviados por e-mail, desde que conste assinatura na Lista de Presença).

Palestrante: Alexandre Esclapes - Psicanalista, professor, escritor e diretor da Escola Paulista de Psicanálise-EPP e do Instituto Melanie Klein-IMK. Autor do Livro: A pobreza do Analista e outros trabalhos 1997-2015 e também Organizador da Coleção Transformações & Invariâncias.

Deixe seu comentrio

Comentrios

  • No comments found