Mudança de Data

Para alguns a “Interpretação dos sonhos” marca para muitos o início da psicanálise, pois é nela que Freud sistematiza sua visão do Inconsciente, bem como estabelece uma correlação entre o sonho e o sintoma. Nesse encontro vamos nos aprofundar nessa obra na companhia do psicanalista chileno Ignácio Matte-Blanco com seus estudos presentes na obra “Inconsciente como um conjunto infinito”. 

Curso Breve: A interpretação dos sonhos - 23/08/19

Para alguns a “Interpretação dos sonhos” marca para muitos o início da psicanálise, pois é nela que Freud sistematiza sua visão do Inconsciente, bem como estabelece uma correlação entre o sonho e o sintoma. Nesse encontro vamos nos aprofundar nessa obra na companhia do psicanalista chileno Ignácio Matte-Blanco com seus estudos presentes na obra “Inconsciente como um conjunto infinito”. 

Webnário: O Estranho 19/06/19

Nesse artigo, que completa esse ano 100 anos de publicação, Freud aponta para a estranheza que brota de nosso inconsciente em busca de significado. Nossa relação com essa estranheza vai solicitar que ela seja encarnada por alguém ou algo, que imediatamente sofrerá as consequências dessa operação. Esse texto, combinado com “Para além do princípio do prazer”, “Mal estar na civilização” e “Futuro de uma ilusão” formam um todo coerente acerca da agressividade e destrutividade.

Webnário: Recordar, Repetir e Elaborar 10/07/19

Em um dos seus mais emblemáticos textos de técnica psicanalítica, Freud expõe sua visão geral do processo psicanalítico, suas raízes na psicopatologia, bem como atualiza suas visões desenvolvidas em “Estudos sobre Histeria”. A noção de tempo contida nesse artigo contrata com a noção de ausência de tempo desenvolvida em “A interpretação dos sonhos”, impasse esse que será evidenciado nesse Webnário.

Webnário: Além do Princípio do Prazer 21/08/19

Nesse texto Freud faz uma profunda reavaliação de seus principais conceitos: pulsão, libido, sexualidade etc. e propõe uma nova organização de sua visão pulsional baseados agora nos conceitos de pulsão de vida e de morte. Esse trabalho abre caminho para revisões gerais do aparelho psíquico em “O ego e o Id”, bem como discussões sobre a agressividade em “O mal estar na civilização”.

Curso Breve: O caso Dora 20/09/19

O “Caso Dora” foi o primeiro caso clínico publicado por Freud que ele utilizou a metodologia de investigação dos sonhos desenvolvido na “Interpretação dos Sonhos”, bem como pelo método da livre associação. Esse caso também é importante em função do papel da transferência na psicanálise, e curiosamente, um caso onde a sexualidade infantil não desempenhou um papel importante. 

Webnário: O Homem dos Lobos 11/09/19

Em um dos mais emblemáticos casos clínicos de Freud serão discutidas questões sobre a técnica psicanalítica como o tempo do tratamento, o estatuto da teoria na condução das interpretações e o conceito de fantasias de caráter filogenético, como a cena primária.

Curso Breve: Os três ensaios da sexualidade 18/10/19

Freud sempre desconfiou do papel da sexualidade infantil como causa das neuroses, sendo a “teoria da sedução” sua primeira tese sobre o assunto. Sendo essa teoria um equívoco, Freud precisou desenvolver uma nova teoria sobre o papel da sexualidade na infância, sendo “Os três ensaios da sexualidade” o resultado dessa nova tese. Nesse encontro vamos acompanhar o desenrolar desses movimentos, da teoria da sedução à teoria da fantasia, passando pela sexualidade infantil. 

Webnário: Um Caso de Homossexualidade Feminina 16/10/19

Através desse caso clínico vamos discutir os principais conceitos que envolvem o tema: homossexualidade, orientação sexual, transexualidade etc. traçando um panorama desde “Os três ensaios até os dias de hoje”.

Webnário: Masoquismo / Fetichismo 13/11/19

Nesse webnário será dado continuidade ao webnário anterior, agora enfocando o exercício de sexualidades consideradas hoje sob o signo do fetichismo. Vamos partir de alguns conceitos dos “Três ensaios da sexualidade”, atualizá-los nos dois artigos estudados nesse Webnário e traçar um panorama até os dias de hoje sobre o tema.

VI Jornada da EPP e do IMK - O Analista Trabalhando : 29/11 e 30/11/2019

Nessa jornada abordaremos as dificuldades do trabalho do analista, em especial a sua relação com as dimensões da teoria e da técnica em psicanálise. Se de um lado nossas teorias podem nos proporcionar um lugar seguro, nossa técnica nos informa que essa é uma suposta segurança. Nesse momento entra em cena um terceiro elemento que é grupo, o lugar onde essa tensão pode frutificar em novos desenvolvimentos da teoria e da técnica.