Mesmer e o Hipnotismo

Por Ale Esclapes¹

O personagem principal desse artigo é Franz Anton Mesmer (1734 - 1815). Ele se forma em medicina aos 32 anos com uma tese plagiada de Richard Mead (1673 - 1754) intitulada "Dissertação físico-médica sobre a influência dos planetas". Mesmer desenvolve uma "máquina" feita de ímãs.

Para funcionar ele injetava no doente líquido contendo ferro, e ao colocar o doente nessa máquina, o ímã faria o ferro se instalar em determinados polos do corpo, provocando assim uma nova harmonia no mesmo. Mesmer pede ao padre jesuíta R. P. Hell para confeccionar tal máquina, porém após algum tempo, Hell escreve para diversas sociedades científicas que fora ele que inventou a máquina. Para resolver o problema, Mesmer alega que não era a máquina que funcionava, mas o SEU magnetismo.

O magnetismo animal era o início da hipnose. O fluído animal reveste todos os sentidos e o potencializa. Incidindo diretamente sobre o cérebro, e a ele pode ser revelado a verdade, mas esta precisa passar pela linguagem carnal para se revelar, porém se perde no processo.

O sono crítico era um estado especial em que as pessoas entravam durante as sessões de magnetismo. Um dos efeitos desse sono crítico era a extrema lucidez. Para os autores do magnetismo animal a crise histérica era uma tentativa do corpo de estabelecer a cura.

James Braid (1795 - 1860) vai  desmistificar o magnetismo animal e simplificá-lo inventando o que hoje chamamos de "hipnose". Ele verifica que é possível reproduzir no homem são o sintoma histérico. Esse sono hipnótico entra em Paris em 1859 através de P. Broca. A noção que sob hipnose uma verdade se revela e se perde veremos posteriormente em “Estudos sobre Histeria”. Mas isso é tema para uma outra série de artigos. 

 

 

¹Psicanalista, professor, escritor e diretor da Escola Paulista de Psicanálise-EPP e do Instituto Melanie Klein-IMK. Autor do Livro "A pobreza do Analista e outros trabalhos 1997-2015" e organizador da Coleção Transformações & Invariâncias.

Deixe seu comentrio

Comentrios

  • No comments found