Webnário: Recalque (Realiz. 15/05/19)

A noção de recalque é anterior a obra de Freud, se torna um dos pilares da psicanálise até que o seu uso em obras, principalmente de autores ingleses, foi decaindo desde 1930. Já na França continua sendo um dos elementos mais distintivos de seus autores até hoje. Nesse Webnário será tradado  o conceito central do termo recalque em autores anteriores a Freud e suas vicissitudes dentro do psicanálise atual.

Webnário: Lamento e melancolia (Realiz. 17/04/19)

A melancolia descrita por Freud não é a mesma descrita desde de Hipócrates, e sim um caso particular das já estudas desde Hipócrates. Em que momento um tipo de humor se transformou em uma doença? Pode-se afirmar que a Melancolia é o mesmo que depressão? As pessoas ditas “melancólicas” são mais inteligentes?

Webnário: O Inconsciente (Realiz. 20/03/19)

Hoje essa palavra de cunho tão comum pode ter diversos significados em psicanálise, fato que as vezes até os psicanalistas não levam em consideração.  Afinal, o que é inconsciente? Nesse Seminário de Web vamos discutir as visões de Freud sobre o Inconsciente e como essas visões foram evoluindo nas obras de M. Klein, Winnicott e Bion. 

Webnário:O Narcisismo e as Mídias Sociais (Realiz. 20/02/19)

Muito é dito que nas mídias sociais impera um comportamento narcisista, mas você sabe exatamente onde e como esse comportamento se manifesta? O narcisismo vai muito além das selfies! Nesse Seminário de Web utilizamos o ambiente das redes sociais para entendermos os conceitos freudianos contidos no artigo “Uma introdução ao narcisismo”.

Webnário: Os Instintos e suas Vicissitudes (Realiz. 29/11/18)

O objetivo desses webnários é explanar e discutir a obra de Sigmund Freud, buscando entender os seus conceitos fundamentais e suas influências nas obras de M. Klein e W. Bion. A proposta é que nesses encontros onlines haja a facilitação do conhecimento da obra freudiana por parte do público não especializado.

Webnário: Uma Introdução ao Narcisismo (Realiz. 17/10/18)

O objetivo desses webnários é explanar e discutir a obra de Sigmund Freud, buscando entender os seus conceitos fundamentais e suas influências nas obras de M. Klein e W. Bion. A proposta é que nesses encontros online haja a facilitação do conhecimento da obra freudiana por parte do público não especializado.

Webnário: O Homem dos Ratos (Realiz. 19/09/18)

O objetivo desse webnário foi explanar e discutir a obra de Sigmund Freud, buscando entender os seus conceitos fundamentais e suas influências nas obras de M. Klein e W. Bion. A proposta é que nesses encontros online haja a facilitação do conhecimento da obra freudiana por parte do público não especializado.

Webnário: Contribuições à Psicologia do Amor (Realiz. 22/08/18)

O objetivo desses webnários foi explanar e discutir a obra de Sigmund Freud, buscando entender os seus conceitos fundamentais e suas influências nas obras de M. Klein e W. Bion. A proposta é que nesses encontros online haja a facilitação do conhecimento da obra freudiana por parte do público não especializado.

Webnário: Dois Princípios do Funcionamento Mental (Realiz. 11/07/18)

O objetivo desses webnários é explanar e discutir a obra de Sigmund Freud, buscando entender os seus conceitos fundamentais e suas influências nas obras de M. Klein e W. Bion. A proposta é que nesses encontros online haja a facilitação do conhecimento da obra freudiana por parte do público não especializado.

Webnário: Os Três Ensaios da Sexualidade (Realiz. 20/06/18)

O objetivo desses webnários foi explanar e discutir a obra de Sigmund Freud, buscando entender os seus conceitos fundamentais e suas influências nas obras de M. Klein e W. Bion. A proposta é que nesses encontros onlines haja a facilitação do conhecimento da obra freudiana por parte do público não especializado.

Webnário: História da Histeria (Realiz. 21/02/18)

Neste primeiro seminário de web, discutimos alguns pontos da história da psicanálise, que se misturam com a história da histeria. Foi através das histéricas, herdeiras de Salpêtière que nasceu o método psicanalítico, a teoria da interpretação dos sonhos, da sexualidade infantil entre outros.