Webnário: Recordar, Repetir e Elaborar (REALIZ. 10/07/19)

Em um dos seus mais emblemáticos textos de técnica psicanalítica, Freud expõe sua visão geral do processo psicanalítico, suas raízes na psicopatologia, bem como atualiza suas visões desenvolvidas em “Estudos sobre Histeria”. A noção de tempo contida nesse artigo contrata com a noção de ausência de tempo desenvolvida em “A interpretação dos sonhos”, impasse esse que será evidenciado nesse Webnário.

 

O objetivo dos encontros é tentar justamente uma aproximação dos textos freudianos destacando neles o que tem de singular em relação aos demais, e ao mesmo tempo tentar retirar as infinitas camadas de interpretações que foram se acumulando e que se justapõe aos seus textos, frutos de inúmeros comentadores e mesmo do próprio movimento psicanalítico. As vezes o que se diz hoje como sendo “freudiano” se encontra muito distante do que está nos seus textos, daí a necessidade de se evidenciar a sua singularidade dentro do pensamento psicanalítico de hoje.

Data/horário: 10/07/2019 - 20hs. Evento gratuito, aberto ao público em geral e realizado através de videoconferência.

Docente: Alexandre Esclapes - Psicanalista, professor, escritor e diretor da Escola Paulista de Psicanálise-EPP e do Instituto Melanie Klein-IMK. Autor do Livro: A pobreza do Analista e outros trabalhos 1997-2015 e também Organizador Anual da Coleção Transformações & Invariâncias. Atende em consultório particular: adultos e adolescentes (individual ou casais).

Assista agora o vídeo na íntegra:

- Não emitimos certificados para eventos on-line.
- Ao fazer sua inscrição, automaticamente você autoriza o cadastrado em nossa newsletter.we